Cá em casa é muito raro fazer sobremesas. Não é que não goste – que gosto. Mas normalmente acabo a comê-las sozinha. O Zé não é muito fã de doces e por isso evito-os. Prefiro investir mais tempo e energia nos pratos principais do que fazer uma sobremesa.
Num destes dias em que estive sozinha, sem vontade de cozinhar e sem muita fome, decidi fazer um lassi de manga – era uma forma de ingerir praticamente todos os nutrientes de que precisava, sem grande esforço, tempo ou trabalho.
Tinha em casa, ainda, um iogurte grego e uma lata de polpa de manga. À falta da fruta fresca, é uma boa alternativa. No copo da varinha mágica (cá em casa não há liquidificador – se houvesse, teria feito lá) juntei o iogurte e um pouco da polpa de manga (a quantidade de polpa deve ser ajustada por cada um, conforme queira o resultado final mais ou menos doce).Bati bem.
Mas o resultado final não foi aquele que eu tinha antevisto. O lassi, apesar de espesso como um batido, é uma bebida. Da minha conjugação de ingredientes saiu algo muito mais espesso – uma verdadeira mousse. O sabor era delicioso e, na minha opinião, muito mais agradável do que o da tradicional mousse de manga, já que era muito menos doce. Gostei muito do resultado e, em vez de um batido, comi uma taça de mousse de manga, leve e deliciosa! O iogurte grego é mais caro e difícil de encontrar, mas com iogurte normal não seria possível obter a textura cremosa e consistente de mousse. E como se poupa noutros ingredientes, o resultado final não fica, em termos de preço, muito diferente da receita tradicional.
Se um dia me apetecer mousse de manga, não vou seguir a tradicional receita (polpa de manga, iogurte, leite condensado). Vou optar antes por esta, que é mais saudável, mais leve e bem menos doce!
.
O lassi é uma bebida tradicional do Sul da Ásia, originária da região de Punjab (na fronteira entre a Índia e o Paquistão). É feita, tradicionalmente, misturando iogurte com água, sal e especiarias até estar “espumoso”. O lassi doce é uma invenção mais recente, à qual se dá sabor por adição de açúcar, água de rosas e/ou limão, manga, morango ou outro sumo de fruta. (fonte: wikipedia)
.
.
Adenda: seguindo uma dica da Marizé, fica aqui o link para o post em que o LPontes ensina a tratar iogurte natural para ficar com a consistência do iogurte grego. Para as receitas doces, saltem a adição de sal e azeite. Obrigada Marizé e LPontes!
Olá!
Isso soa mesmo muito bem…. Ora diz-me lá onde compraste o iogurte grego… foi no Corte Inglés?
Bjs
Eu adoro manga ! A foto do seu mousse está linda e me deu água na boca!! 😛
Pode trocar a manga por outra fruta?
Resposta: Eu acho que a manga pode ser substituída por outra fruta, sim. O que dá a cremosidade é o iogurte grego, por isso acho que se pode soltar a imaginação e fazer mousse de quase tudo!
adoro lassi de manga e adorei a cor do teu, ficou divino.
beijnhos
Não é dificil encontrar o iogurte grago por aqui, mas o LPontes do Outras comidas (está no cozinhas do mundo) publicou uma técnica em que o iogurte natural fica muito semelhante ao iogurte grego, e claro, muito mais barato.
Esta é de facto uma receita nutritiva e deliciosa, até dá vontade de ficar a sós para jantar 🙂
Bj e bom fim de semana
Eu detesto manga e consequentemente mousse de manga, que agora está na moda por todo o lado 🙂
E eu prefiro sempre fazer doces a salgados, evito porque também sou eu a mais gulosa lá de casa e não havendo, não como 🙂
Ficou com um aspecto muito cremoso.
Realmente esta receita é leve e parece deliciosa…preciso provar, tb não sou muito de doces. bjs
Hmm… ultrè-fácil!
Mto bom o blog, e com as fotografias fica ….mhamiii! se me pudesses indicar uns bons blogs vegetarianos que conheças agradecia te mto!(com fotos de preferencia lol tb sou adepta) Continua, parabens pelo blog, vou passando por ca!