Cá em casa os risottos são sempre aldrabados. Mas são algo a que recorremos com alguma frequência, quando não há nada planeado, quando está frio ou simplesmente quando nos apetece.
Esta receita descobri numa Good Food, revista que compro sempre que encontro. Já o fiz há algum tempo e nunca mais repeti. Mas devia, porque ambos gostámos muito do resultado. Tem a grande vantagem de ser feito no forno e, como tal, não implica que esteja ali, de barriga colada ao fogão, a mexer interminavelmente até que o arroz esteja pronto. Que, vamos concordar, é a parte mais irritante de fazer risotto.
.
Risotto de pimento vermelho, feito no forno
(ligeiramente adaptado da revista Good Food)
Ingredientes:
- 1 colher sopa de azeite
- 1 cebola picada
- 300g de arroz para risotto
- 100ml de vinho branco (opcional, pode usar-se mais caldo)
- 400g de tomate pelado (de lata)
- 200g de pimento vermelho assado e pelado
- 75g bacon cortado em cubinhos
- 500ml de caldo de legumes
- salsa picada
- parmesão para servir (opcional)
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Numa panela que possa ir ao forno (usei uma de ferro), aqueça o azeite e frite a cebola até estar translúcida. Acrescente o bacon e frite mais uns minutos, sem deixar queimar. Acrescente o arroz, misture bem e deixe fritar durante 1 minuto. Acrescente o vinho e mexa até que o líquido seja todo absorvido. Junte então os tomates, pimentos e 400ml do caldo de legumes. Cubra e leve ao forno por 25 minutos, até que o arroz esteja tenro e cremoso.
Antes de servir, misture o restante caldo de legumes e a salsa picada, polvilhe com lascas de parmesão e sirva.
O nosso arroz não levou parmesão, por razões óbvias. Também não levou salsa porque não havia, mas levou umas (poucas!) folhinhas de manjericão cortadas bem fininho. De tanto esperar e andar, acabou por ficar um pouco seco e na fotografia não parece tão delicioso como estava. Falta-lhe o caldo do risotto. Mas não estava nada empapado e a falta de caldo não diminuiu em nada o prazer com que o comemos.
Que bom aspecto, ja copiei a receita ( opsss ) a good food tem muito boas receitas e a Olive tb, costumo comprar na tabacaria do corte ingles de gais, eles reservam sempre a revista.um abraço anabela
Cá em casa foi hoje risotto. Algo pouco habitual, mas depois de 10 dias de férias hiper-calóricas decidimos fazer uma dieta de combinação de alimentos. Há 6 anos resultou na perda de kilos para o meu marido e, no meu caso, embora não tivesse perdido mais do que umas gramas, reconheci ter equilibrado a flora intestinal e renovado energias. O segredo é não misturar proteínas com hidratos de carbono. Proíbidas só a carne de porco gorda e as farinhas brancas.
A mim os risottos faltam-lhe a graça, faltam-lhe sempre… algo (o suficiente para os transformar numa valenciana ou paella:))
Ando doente e pouco inspirada e apaladada, mas o maridão gostou o meu risotto disfarçado com caril, açafrão e uma boa dose de caldo.
Este vai ser o próximo risotto cá da casa até porque eu sou completamente fã de pimento vermelho grelhado.
Adoro risotto e assim feito no formo, muito mais prático! Boa!
Muito bom saber que dá pra fazer no forno.Mas eu tive uma aula com uma chef italiana e ela disse que não é necessário mexer o tempo todo já que um pouco do gosto do arroz torrando dá um sabor diferente.
Eu já fiz assim ( mexendo bem pouquinho) e ficou excelente além de resultar mais cremoso ! Abs.
PS – Estou terminando !!
Mari, que interessante este risoto, olha que eu sempre ouvi que para o risoto ficar cremoso é preciso mexê-lo sem parar, para soltar o amido. Vou testar sua receita! O duro não é ficar mexendo, mas sim fazer isto e ficar suando a beira do fogão quando se tem visitas. Este de forno é muito prático para receber as pessoas em casa. Adorei!
`´Otima a idéia de fazer no forno. Não precisa ficar mexendo.
Fiz em panela de ferro e ficou ótimo.
Adoro risotos!