Já me debati longamente, no blog e fora dele, sobre os pratos deliciosos que dão péssimas fotografias. No que ao blog diz respeito, mais longamente ainda me debati sobre a sua publicação. A conclusão pessoal a que cheguei foi que não devia excluir uma receita deliciosa só porque a fotografia não é boa. Afinal, o blog é sobre comida, boa comida de preferência.
Claro que já todos sabemos que os olhos também comem – e eu como muito com os olhos. Dificilmente compro um livro de receitas, por exemplo, que não tenha fotografias. Claro que isto não é regra – se o livro for mesmo muito bom e não tiver fotografias, paciência, compro-o na mesma. É por isso que quando tenho receitas com más fotografias escolho publicar só aquelas que são mesmo muito boas.
É o caso deste frango. Foi inspirado nesta receita de frango à espanhola, mas fiz-lhe tantas alterações que já não é exactamente o mesmo prato. Portanto fica a referência à inspiração e, a seguir, a minha versão.
.
Frango com feijão e cogumelos no forno
Ingredientes
(para quatro pessoas)
- 2 peitos de frango, cortados a meio (4 grandes cubos de peito de frango, portanto)
- 100g de bacon em cubos pequenos
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado
- 2 latas de feijão
- 12 cogumelos brancos cortados em quatro
- 2 colheres sopa de farinha
- 1 colher sopa de paprika
- 300ml de caldo de legumes (ou galinha)
- azeite
- sal
Misture a farinha, a paprika e uma pitada generosa de sal e passe o frango nesta mistura, cobrindo-o homogeneamente. Num tacho baixo, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e frite nelas o frango, de ambos os lados, até que esteja dourado, mas sem que cozinhe completamente. Retire e reserve.
No mesmo tacho, com mais um pouco de azeite, frite o bacon e a cebola até que esta esteja dourada. Acrescente o alho bem picado e refogue mais um pouco. Junte em seguida os cogumelos e deixe fritar ligeiramente. Adicione o feijão, os tomates desfeitos e o caldo. Acerte o sal, acrescente paprika se desejar e deixe levantar fervura.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa travessa de forno disponha o frango reservado e por cima o refogado de feijões e cogumelos, bem como todo o molho. Se quiser, acrescente agora um ramo pequeno de alecrim. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos (pode ser menos, se achar que está a ficar demasiado seco, ou pode ser mais, se os peitos forem muito grossos). Sirva acompanhado de pão alentejano ou de arroz branco.
.
Cá em casa serviu-se acompanhado de arroz branco, já que um dos “pratos” favoritos do Zé é arroz ensopado no molho do que quer que seja. Os feijões que usei não eram de lata, mas daqueles bons, comprados na feira e debulhados à mão, que estavam guardados no meu congelador desde Setembro passado. Cozi-os, guardei alguns no frigorífico e fui usando.
Este assado é delicioso e talvez ficasse ainda melhor se feito estilo cassoulet, na panela de ferro desde o fogão até ao forno. Da próxima é assim que conto fazê-lo. Vou ainda acrescentar o sugerido ramo de alecrim, coisa que não fiz. Ainda assim, o cheiro pela casa era delicioso e o frango ficou húmido e saboroso, com a paprika a dar um toque fumado muito agradável.
A fotografia… bem, é a possível. Espero que o relato compense e que desperte a vontade de experimentar que a fotografia, infelizmente, não desperta.
A descrição que você fez do prato já valeu por uma foto linda. Estou com água na boca 🙂
Olha o meu jantar!
bjs
PS – amanhã mando-te foto, fica combinado!
A descrição e a foto complementam-se na perfeição.Fiquei com fome.
Bj
Não podia estar mais de acordo!
Acho que todas(os) que temos blog’s temos e sentimos a mesma preocupação, mas por isso compreendemos tão bem essa sensação!
De qualquer forma a foto acima está óptima e deixa qq um a babar de qq forma! 🙂
E se eu substituisse os feijões por grão de bico? É que o homem cá de casa adora grão de bico e eu adorei esta receita, aliás, como todas as que publicas!
Somos quase vizinhas, eu moro em Sta Maria da Feira mas sou de Esmoriz e nasci em Espinho:)
Adoro o blog, comento pouco mas sou visitante assídua!
Beijinhos e muitas felicidades*