Cá gostamos de sabores fortes. Comida com presença, com personalidade, daquela que nos leva a viajar pelo longe e a distância, nem que seja só de boca. Nunca comemos comida com pouco sabor. Tudo leva ervas, especiarias ou outros ingredientes de sabor marcado. Tudo apura, tudo marina, tudo tem sabor.
A repetição tem sentido. Não só preferimos a comida assim, como temos alguma dificuldade em comer com prazer comida com pouco sabor. As nossas papilas já se habituaram à estimulação e não se satisfazem com menos. Não quero dizer que tudo o que cá se come seja picante ou tão forte que não se sentem os sabores de umas coisas e outras. Nada disso. Nos pratos fortes, tão ou mais do que nos outros, os sabores devem complementar-se e realçar-se mutuamente. O equilíbrio é fundamental.
A comida indiana, por tudo o que foi dito acima, é das nossas favoritas. Não sou perita em cozinhá-la, nem nada próximo disso. Vou fazendo algumas experiências, com ajuda de várias fontes, aprendendo com as tentativas, minhas e dos outros. Às vezes, há pratos que são para guardar, para passar ao reportório habitual, de tão bons e fáceis que são.
.
Frango em molho de castanha de caju
(do livro Indian)
Ingredientes
(4 pessoas)
- 2 cebolas médias
- 2 colheres sopa de pasta de tomate
- 50g castanhas de caju (usei umas com piri-piri, que tinha comprado por engano)
- 1 colher chá de sementes de cominhos
- 1 colher chá de sementes de coentros
- ½ colher chá de cardamomo (as sementes internas, sem as cascas)
- 1 colher chá de alho ralado
- 1 colher chá de chilli em pó
- 1 colher sopa de sumo de limão
- ¼ colher chá de açafrão-da-índia (curcuma)
- 1 colher chá de sal
- 1 colher sopa de iogurte natural
- 2 colheres sopa de óleo
- 2 colher sopa de coentros frescos picados
- 1 colher sopa de sultanas (não usei)
- 450g de frango, sem osso, sem pele e cortado em cubos
- 175g de cogumelos brancos
- 300ml de água
Comece por preparar as especiarias: coloque uma frigideira robusta no fogão, em lume médio, e torre ligeiramente as sementes de cominhos, coentros, cardamomo e pimenta. Quando começar a sentir-lhes o cheiro, retire-as para um almofariz e triture até obter um pó. (em alternativa a estas especiarias, pode utilizar 1 ½ colher chá de garam masala pré-preparado). Reserve.
Corte as cebolas em quartos e coloque-as num processador ou no copo da varinha mágica. Processe durante 1 minuto. Junte a pasta de tomate, as castanhas de caju, as especiarias trituradas, o alho, chilli, sumo de limão, açafrão-das-índias, sal e iogurte e processe durante 1-1½ minutos.
Numa panela, aqueça o óleo (não o substitua por azeite – nesta receita é melhor usar um óleo de sabor mais neutro) em lume médio. Junte a mistura processada e frite durante 2 minutos, baixando o fogo se necessário. Acrescente metade dos coentros picados, as sultanas (se usar) e o frango e continue a fritar mais 1 minuto. Junte os cogumelos, a água e deixe ferver. Cubra então e cozinhe, em fogo baixo, durante 10 minutos.
Após este tempo, verifique se o frango já está cozinhado e o molho grosso. Cozinhe por mais algum tempo, se necessário. Se precisar de engrossar o molho, cozinhe mais uns minutos com a panela destapada.
Sirva polvilhado com os restantes coentros e, se quiser, para dar um toque crocante, com um punhado de castanhas de caju.
Cá em casa serviu-se com arroz basmati e com um pão folhado que costumo comprar no supermercado do El Corte Inglês. Julgo que são uma espécie de parathas e costumo prepará-las de forma muito simples: um pouco de manteiga por cima (se for manteiga de alho, tanto melhor) e coentros e cominhos triturados. Vai a forno quente até “pufar” e está pronto.
eu sempre me surpreendo com as receitas indianas!
adoro a variedade de condimentos e a surpresa no resultado final dos sabores.
seu prato ficou lindo!
Comida que nos leva a viajar… tão bom quanto viagem que nos leva a comer !!
E que fotos, Mariana ! Dignas de capa de revistas gastronômicas. As das sobremesas então… Mamma Mia !!
Abs.
Caé em casa sem as sultanas, tb…, esta receita será um sucesso – adorei os temperos!
🙂
Mariana,
Esta é sem dúvida uma das receitas que hei-de experimentar, tal como tu também nós gostamos de comida com sabor.
Pela foto quase que se adivinha o cheiro 🙂
Bjs
Moira
uma excelente receita sem duvida. olha a pasta de tomate e a polpa de tomate ou nada disso?
beijinhos
Ah…tenho que fazer esta sua receita indiana, pq parece ser maravilhosa!
Dos ingredientes, me faltariam sò os principais, isto é, o frango e a castanha do caju.. Pq esta eu nunca tive aqui em casa mas, ao menos, sei onde posso encontrar.
E como prefiro o arroz thai, vc me permita trocar no lugar do basmati, ok?
Valeu pela dica tanto boa.
Bjs!
Adorei esta receita 🙂 Vou experimentar com toda a certeza!