A sorveteira, suada e chorada que foi, não tem tido, este ano, muito uso. Foi deixando de caber no congelador e por isso deixou de lá morar. E a espera de 15 horas passou a implicar 15 horas de preparação e mentalização em vez do “apetece-me sorvete, ora vamos lá fazer um” e com isso veio antes o “deixa lá, fica para a próxima”.
Mas recentemente fiz uma limpeza geral ao congelador e a sorveteira voltou a ter espaço e regressou a casa. Era preciso, agora, encontrar uma receita decente para inaugurar a temporada!
Há uns dias vi pela net uma receita de gelado ou sorvete de romã e decidi logo fazê-la. Mas, chegada a hora, vi que o sumo de romã que tinha já não estava bom. Como não eram horas de sair para ir comprar mais, resolvi improvisar. E o sorvete de romã virou sorvete de meloa, perfumado e delicioso!
Sorvete de meloa com hortelã
(adaptado de The Perfect Scoop, de David Lebovitz)
Ingredientes:
- 1 kg meloa, limpa de pevides e de casca
- 100g açúcar
- 1 colher sopa de sumo de limão
- 2 colheres sopa de vodka (Lebovitz sugere champanhe)
- 6 folhas grandes de hortelã
Coloque todos os ingredientes menos a hortelã no copo da varinha mágica e triture bem. Leve ao frigorífico até estar bem frio. Acrescente então a hortelã picadinha e leve à sorveteira, de acordo com as instruções do fabricante.
Quando era pequena, comia quase sempre gelado de banana e de limão. Mas no Esquimó também havia de melão e de vez em quando havia troca. O sabor intenso do melão surpreendia-me sempre. Mesmo em Roma, em pleno Giolitti’s, com todos os sabores do mundo à minha frente, comi gelado de meloa, daquela cor-de-laranja e doce. É coisa estranha, que não se explica. Mas que sabe bem, que sabe a Verão e a calor, que refresca e faz feliz.
Cá está ele, o sorvete de meloa!
É um sabor que adoro, já fiz na versão frozen yoghurt e ficou muito bom.
Este David Lebovitz sabe o que faz…
E tu tb!! 🙂
O teu Zé é como o meu Esparguete: gelados? Venham eles o ano inteiro. 🙂 A minha cuba não sai do congelador. 🙂
Beijinhos.
Este blog deixa-me SEMPRE com água na boca… 😉
Bjinhos
Ai o que eu gosto de sorvete de meloa… Essa taça está a fazer-me uma inveja… ; )
beijinho
Gosto dos sabores!A minha taça está sempre no congelador,dou-lhe muito uso…
Boa semana!
Hummm, sorvete com vodka, isto muito me interessa. Parabéns pelo blog. Quando puder, dá uma passada no cerejinha que tá rolando uma promoção super bacana. grande beijo.
A minha sorveteira també, não tem o uso como gostava, mas tenho experimentar este sorvete de meloa