Os dias longos pedem-me refeições fáceis. E as saladas robustas não se deixam intimidar pelos dias mais frios e continuam a aparecer, enquanto houver vontade.
Esta salada nasceu ainda num dos meus muitos almoços solitários. Lembro-me de ter visto algo parecido num programa de televisão, mas não me lembro qual nem em que canal terá dado. Sei que a única ideia com que fiquei da receita original foi a mistura da pasta com as lentilhas. Tudo o resto surgiu do que havia na cozinha e do que me apetecia comer. Eu acho que o nosso apetite consegue ser um excelente guia criativo.
Por isso, esta salada é meramente indicativa. Adaptem-na ao que tiverem em casa, ao que vos apetecer comer.
Eu cozi pasta até estar al dente, passei-a rapidamente por água fria para parar a cozedura e reservei. Ao mesmo tempo, cozi lentilhas, das verdes (que precisam de cozer durante mais tempo do que as vermelhas), passei também por água fria e reservei.
Numa frigideira com um fio de azeite, salteei uma cenoura grande em palitos não muito finos (para que se mantivesse crocante). Quando estava ligeiramente cozinhada, acrescentei folhas de espinafre e dois dentes de alho finamente picados. Deixei apenas o tempo suficiente para o alho dourar ligeiramente e para o espinafre murchar.
Numa taça grande, misturei a pasta e as lentilhas escorridas e os legumes salteados. Acrescentei meia cebola cortada em meias luas muito fininhas e tomates-cereja cortados a meio. Na frigideira dos legumes, torrei ligeiramente um punhado de amêndoas com pele, partidas a meio, e juntei também à salada.
Temperei com uma vinaigrette simples, de 4 partes de azeite para 1 parte de vinagre, sal e orégãos secos. Envolvi tudo muito bem e servi.
.
Como disse, a salada foi feita só para mim, ao almoço. Mas gostei tanto que repeti num outro dia ao jantar, em dose dupla para mim e para o Zé. E até ele, que não é o maior fã de saladas como prato principal, gostou. Apesar da pasta e das lentilhas, é uma refeição leve (se comida em quantidades moderadas) e completa, excelente para um jantar rápido, daqueles que vão aparecer muitas vezes cá em casa nas próximas semanas.
Uau! Deve ser deliciosa. Tenho que experimentar
Mariana olha que eu ia adorar esta salada de certeza.
tem tudo oq ue eu gosto e parec-me uma exclente refeiçao so assim. vou levar a tua ideia sme duvida
beijinhos