Esta semana ainda havia morangos na praça. Mais caros, mais pequenos, mas ainda doces e sumarentos. Com sabor a morango e aquele cheiro irresistível.
Achei que os morangos eram a forma perfeita de dizer adeus ao Verão. Já chove, já está mais fresco. Mas ainda se sentem, aqui e ali, uns minutos do tempo mais quente e preguiçoso que agora nos deixa. Não é o adeus à sorveteira, que essa trabalha o ano todo, cá por casa. É um até já ao Verão, aos dias grandes e à pele morna.
.
Sorvete de morango
- 500g morangos (se já não encontrar frescos, pode usar morangos congelados)
- raspa de ½ limão
- açúcar a gosto
- 1 gole de vodka
Com a varinha mágica, triture bem os morangos. Prove e acrescente o açúcar que achar necessário. Lembre-se que ao congelar os sabores tornam-se mais suaves e, logo, menos doces. Mas não abuse do açúcar – os melhores morangos comem-se ao natural. Acrescente a raspa de limão e a vodka, que vai aumentar a cremosidade do sorvete, ao baixar o ponto de congelação dos cristais de gelo.
Misture tudo muito bem e leve à sorveteira, seguindo as instruções do manual.
.
Coma na varanda, de olhos fechados, a desafiar a chuva que teima em começar a cair. Se houver ainda Verão na nossa boca, talvez seja Verão cá fora, ainda. Nem que por uns minutos apenas.
Olá Mariana,
Tu deixas a sorveteira sempre no congelador, ou só a pões lá na véspera de fazer o gelado?
Gosto de gelados em todas as estações do ano 🙂
Hoje mm, aqui em casa, nòs comemos um assim, sò que veio da gelateria aqui perto de casa.
Os sorvetes deles sao artesanais e excepcionais.
Assim, sò faltava mm comessemos o danado. rss
E este seu, alias, ficou lindo, lindo!
Bjs!
Hummm… Me pareceu perfeito! Tenho feito uns sorbets bem parecidos com esse. Pego pedaços de frutas bem maduras congeladas que vão direto ao processador. Daí é só usar a imaginação e fazer algumas combinações como: framboesa com champanhe, manga com gengibre, banana com praline e abacaxi com raspas de limão. E o melhor a maioria nem precisa adicionar açúcar. Se quiser saber mais:
http://cumbucacheia.wordpress.com/2009/09/16/desandou-o-caldo/