Finalmente, o regresso. Que saudades desta cozinha. Das experiências, mesmo das menos bem sucedidas. Vamos ver se consigo voltar a alguma regularidade, que me faz tanta falta.
Infelizmente, não foi só o blog que deixei ao abandono. O 4 por 6 também sofreu com a minha falta de tempo. Mas este projecto é composto por outras meninas, muito mais responsáveis e criativas do que eu, e manteve-se de boa saúde. Muito obrigada, Elvira, Laranjinha, Marizé, Suzana e Pipoka.
E é o 4 por 6 que me traz de volta hoje, ainda a meio da época de exames mas já a sonhar com uns dias de férias que vêm aí. Esta receita foi preparada há umas semanas, mas mal a provei soube que era óptima para o 4 por 6. Pode ser feita no momento ou no dia anterior, é nutritiva e quase vegetariana e, sobretudo, é muito saborosa.
.
Chilli de 3 feijões
- 1 lata pequena de feijão branco
- 1 lata pequena de feijão preto
- 1 lata pequena de feijão vermelho
- 100g de bacon cortado em cubos pequenos
- 2 cenouras médias
- 1 pimento vermelho médio
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 2 tomates médios maduros
- 150g polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 1 colher café de cominhos em pó
- 1 colher café de paprika
- ½ colher café de piri-piri
- 1 colher café de orégãos
- sal
- azeite
Num tacho grande, refogue num fio de azeite a cebola e o alho picados. Quando estiverem ligeiramente translúcidos, acrescente o bacon em cubos e deixe alourar um pouco. Junte a cenoura e o pimento, ambos em cubinhos pequenos, e deixe refogar 1 ou 2 minutos. Acrescente então os tomates cortados em cubos, a folha de louro e restantes especiarias e mexa bem. Dilua a polpa de tomate num pouco de água e acrescente também ao tacho. Mexa, junte sal e prove. Acerte o sal e as especiarias, baixe o lume, tape e deixe cozinhar 5 minutos.
Entretanto, escorra bem os feijões e lave-os em água corrente. Escorra novamente e coloque-os na panela. Acerte a quantidade de água (se quiser com mais molho, junte mais água), o sal e deixe cozinhar 10-15 minutos.
Sirva com arroz branco e salada de alface e hortelã, cortadas em tiras fininhas e temperadas com azeite e sumo de limão.
.
Aqui, usei feijão em lata, que é, sem dúvida, o mais fácil de usar. Mas não é o mais económico nem o mais saudável, por isso se tiver tempo demolhe e coza feijão seco. Pode até aproveitar para cozer em excesso e congelar o restante, em porções individuais.
.
Laranja com calda de cravinho
- 4 laranjas
- 2 cravinhos
- 50g açúcar amarelo
Descasque as laranjas. Corte as cascas em pedaços e remova a parte branca, a mais amarga. Ferva as cascas durante 5 minutos. Num tacho pequeno, dilua o açúcar em igual quantidade de água. Junte as cascas fervidas e os cravinhos e deixe reduzir até fazer um xarope.
Entretanto, corte as laranjas em rodelas finas. Quando a calda estiver pronta, coe para retirar as cascas e o cravinho e deite por cima das laranjas. Leve ao frigorífico até à hora de servir.
Esta laranja é receita do meu pai. Costuma aparecer à nossa mesa todos os anos, no Natal – e foi por isso que me lembrei dela. É excelente comida no dia em que é feita, mas fica ainda melhor se passar uns dias na calda, no frigorífico. (lamento não ter fotografia, mas não consegui nenhuma apresentável)
.
As contas:
.
Dica de poupança: o congelador pode ser o nosso melhor amigo – congele sobras de vinho em sacos de cubos de gelo para usar em molhos e refogados; cabeças e espinhas de peixe (sem cozinhar) para fazer caldo, as partes dos legumes que não comemos para caldo de legumes. E para poupar tempo, pode fazer este chilli de 3 feijões a dobrar e congelar metade, para um dia em que não tenha tempo.
Que belo regresso. Esta refeicao e mesmo boa para dias sem tempo e que queremos comida que nos saiba bem.
Beijinhos e boa semana
E que delicioso regresso!
Espero que os exames estejam a correr bem e que em breve possas desfrutar de algum tempo para descansar. 🙂
Beijinhos.
Uma boa receita para ver se me habituo, finalmente, aos feijões! 🙂 E gostei da dica de poupança, muitas vezes nem nos lembramos destas coisas tão simples para poupar. Beijinhos
Adorei este regresso.
Bjs
regressas-te m grande emsmo
que belo prato de feijao
beijinhos
Um regresso apetitoso!…
Que bom que o caos está de volta ;)))
Vou já pôr a babete 😉
Babette, do blog “A Festa de Babette”
Adorei a sugestão, que fica registada para fazer muito em breve ou não fosse eu amiga de feijões 😉
Gostei muito das duas receitas que apresentou hoje. A dos Três Feijões é bastante económica e muito nutritiva, além de que tem um tempero que a torna um pouco exótica. Gostei. Mas também adorei a sobremesa de laranja. Muito obrigada por ter voltado ao nosso convívio! Bons exames e boas férias!
Bjs.Bombom
Deve ser mesmo deliciosa!
Na semana passada fiz algo muito parecido mas em salada fria, para constar num buffet. O povo adorou. Em vez de ir ao lume, junta-se-lhe um molho de yogurte e fica uma óptima salada fria para no Verão acompanhar churrasco.
Essa receita parece deliciosa! Adoro seu blog. Parabéns!
Amei seu chili… Realmente fantástico!
As fotos estão lindas também, parabéns!
Bj
Dani
Achei bastante interessante estes feijões. Em breve vou reproduzí-los por aqui.
Primeira visita e, claro, não será a última. Legal a receita dos feijões e, pra quem não quiser consumir bacon, a dica é acrescentar beringela picadinha que fica com a mesma textura e, pra mim, mais saudável.
Bjs.