A minha lista online de receitas para experimentar tem, neste momento, aproximadamente 1350 entradas. Estão todas ali, guardadinhas no meu del.icio.us, à espera de vez. Isto, claro, sem contar com os livros e revistas de cozinha que há em todos os cantos cá de casa. E não há praticamente dia nenhum em que a lista não aumente uma, duas receitas. Tenho trabalho para a vida. Portanto o melhor é arregaçar as mangas e pôr mãos ao trabalho.
No outro dia tinha peixe para fazer para o jantar. Nunca fui muito fã de peixe, mas ando a fazer um esforço por experimentar mais e de mais formas e por aprender mais sobre os vários peixes. A conselho da peixeira, trouxe corvina para estufar. Mas o peixe era grande e ia dar para duas refeições. Por isso desfiz metade das postas em filetes miniatura, para grelhar muito rápida e levemente, para que o peixe se mantivesse húmido.
Queria uma coisa diferente para acompanhar o peixe. E tinha uns amendoins salgados a pedir uso. Fui à minha lista e saí de lá com esta receita, que me fez muito feliz ao jantar e ainda ao almoço no dia seguinte.
.
Arroz de tomate e amendoim, aromatizado com cominhos
Ingredientes
- 1 ½ medidas de arroz basmati cozido em água e sal
- ½ medida de amendoins descascados
- 3 colheres sopa de óleo de sésamo
- 5 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena picada
- ½ colher chá de piri-piri em pó
- ½ medida de pasta de tomate espessa
- 1 ½ medidas de água
- coentros frescos picados
- 1 colher sopa de cominhos em pó
- sal
- sumo de limão
Cozinhe o arroz, mas não demasiado – os grãos devem permanecer firmes e separados.
Aqueça o óleo de sésamo numa panela. Junte o piri-piri, o alho e a cebola e frite até que as cebolas estejam moles (5 minutos), tendo o cuidado de não deixar queimar o alho.
Misture a pasta de tomate com a água. Adicione à panela. Tempere com sal e deixe cozinhar durante 15 minutos em lume médio, destapado, até que o caldo engrosse. Retire, então, do fogo.
Junte os amendoins e o arroz. Misture tudo muito bem, até que todo o arroz esteja envolvido pelo molho e já não se veja branco. Leve novamente ao fogão e cozinhe, em lume brando, durante 5 minutos, mexendo sempre. Acrescente os cominhos e envolva tudo muito bem, com cuidado para não quebrar os grãos de arroz.
Sirva polvilhado com os coentros picados e salpicado com sumo de limão.
.
Este arroz é incrivelmente saboroso. O marido achou que estava demasiado picante, mas eu gostei.Parece-me que também ficará muito bom a acompanhar frango grelhado, por exemplo.
As quantidades de piri-piri e de cominhos podem e devem ser ajustadas ao paladar de cada um.
Pois eu tb gostei deste arroz!
E tb tenho uma lista interminável e diariamente incrementada de receita para experimentar. Claro! 🙂 🙂
Beijinhos
Deve ser uma delicia, só tenho que abdicar do piri-piri que não gostamos, de resto está perfeito
bjs
hum que delicia mariana
eu adoro arroz e este aqui com amendoins deve ser dos deuses.
gosto muito de frutos secos na comida
beijinhos