A cozinheira está de dieta. Ora, que chatice. Para além de não poder comer coisinhas boas, também não tem coisinhas boas sobre as quais escrever. E ninguém quer ler um blog de dieta, com comidas muito parecidas umas com as outras, sem açúcar, sem sal, sem manteiga, sem sabor.
Mas fazer dieta é um bocado assim. Se for sempre assim, no entanto, ao fim de três dias eu já desisti. Portanto, há que encontrar alternativas, para manter a dieta e para manter o blog – duas resoluções importantes de ano (lectivo) novo. Vão aparecer menos receitas gulosas e mais receitas de baixas calorias, que podem sempre tornar mais calóricas com variação dos acompanhamentos, por exemplo. Quer-se é criatividade e variedade, que a monotonia só dá fome.
Então e para abrir as hostilidades e a guerra aos quilos, nada melhor que um franguinho grelhado. Mas diferente, que é para enganar o estômago.
.
Frango grelhado com salada de tomate e agriões
Ingredientes
(para 2 pessoas)
- 2 peitos de frango
- 2 colheres sopa de azeite
- 1 colher sopa de açúcar mascavado (ou amarelo)
- 1 colher chá (mal cheia) de paprika
- 1 colher chá (mal cheia) de piri-piri
- ½ colher chá de cominhos
- ½ colher chá de sal
- ½ colher chá de gengibre em pó
Misture todos os ingredientes acima (excepto o frango), num prato fundo. Junte os peitos de frango e unte-os bem com a marinada. Deixe repousar por, pelo menos, 1 hora.
Aqueça um grelhador ou uma frigideira anti-aderente até estar bem quente. Pegue nos peitos de frango e deixe-os escorrer ligeiramente (o azeite é quase só um veículo para as especiarias, a maior parte dele fica no prato). Grelhe-os, mas com o cuidado de não deixar secar.
Para a salada, corte tomates cereja (ou tomate normal) e junte folhas de agrião bem lavadas. Tempere com azeite, vinagre balsâmico, sal e folhas de manjericão rasgadas.
.
Confesso que não tenho grande jeito para saber quando a carne está pronta. Por isso, a meio acabei por cortar os peitos em pedaços mais pequenos, para garantir que não ficavam demasiado cozinhados por fora e crus por dentro. O importante é não deixar secar o frango. Servi ainda com ervilhas tortas, escaldadas muito rapidamente em água temperada com sal e manjericão.
Eu não gosto de agriões. Mas achei que nisto da dieta também devia comer mais ferro e coisas verdes que dizem que fazem muito bem. Aproveitei uns tomates-cereja madurinhos e salada com os agriões. Gostei do resultado, o doce do tomate quebra o amargo do agrião e faz uma salada bem fresquinha.
A receita desta marinada veio daqui. Já experimentei a receita completa e é muito saborosa, óptima para um piquenique. Mas não é muito amiga da balança. Desta vez fiquei-me pela marinada, que é deliciosa e transforma um peito de frango de dieta numa refeição que se come com prazer.
Pois é, às vezes temos uma conspiração do espelho a trocar-nos as voltas aos tachos! Acontece! Força, determinação, bom-humor e alguma imaginação à mistura vão levar-te a conseguir atingir a tua meta ( seja ela qual for!) Beijinho
Está um lindo prato, até apetece fazer dieta…(até porque também estou a precisar….iiiii).
Beijinhos
É uma batalha sem fim, os kilos a mais. Principalmente quando à nossa volta todos continuam a comer bem, e nós a cozinharmos para eles… Boa sorte!
Com vontade e dedicação vais conseguir as duas coisas 🙂 Apesar de ser um prato leve e dietético, está com um aspecto bem apetecível!
Vai ver que não é assim tão dificil manter uma dieta, com os pratos certos os quilos a mais vão embora e não nos sentimos tristes nem desiludidas,
a começar com esse franguinho que tem um excelente aspecto e uma marinada com uns ingredientes que gosto muito
Força!
bjs
Dietas são desafiantes porque nos obrigam a extrair sabor do que normalmente achamos sem muita graça – e de inovar sempre para não nos cansarmos dos mesmos gostos. Tenho certeza de que você vai se sair bem nisso 🙂
Já estou de dieta há quase 3 meses. Às vezes bate uma vontade incrível de assar um bolinho. Quando isso acontece, eu o preparo e divido imediatamente com vizinhos, colegas de trabalho, parentes… compartilhar as calorias é sempre uma boa ideia.
Beijão e sucesso.
Pois esta receita para mi não é dieta, é deliciosa! 🙂
🙂 🙂
Força e boa sorte para os desafios de mais um ano de aulas.
beijinhos
Minha querida,
Essa coisa da dieta é como o resto nisto de cozinhar: pede criatividade e alguma disponibilidade mental para levar avante vontades. Tenho a certeza que a tua é de ferro (como os agriões!!) e que serás bem sucedida. Entretanto sempre que a dieta em tua casa for assim, conta comigo para o jantar que eu vou! 😉
Beijo grande e coragem para iniciar mais um ano!
Suzana
Amiga,
Corajosa!
Embora concorde contigo quando dizes que se pode fazer dieta e comer comida saborosa e apelativa, sei que é muito difícil fazer dieta e manter o blogue. A minha falta de vontade para fazer dieta tem um pouco a ver com isso (e com a minha natural inclinação para a desorganização – é fundamental planear com alguma antecedência as refeições quando se está de dieta).
Estou a torcer por ti, minha linda!
bjs
PS – podes comer hidratos de carbono com baixo índice glicémico?
Pipoka, posso comer hidratos de carbono, de preferência só até meio da tarde (mas a mim custa-me muito cortar na fruta depois disso…). E claro, quanto mais baixo o índice glicémico melhor.
eu bem que ando a tentar rduzir nalguams coisas pois as vezs exegramos sem nos dar onta mas e sempre complicado eu falo por mim hehe
esta uma delicia mesmo ligt
beijinhos