Vamos começando a comer sopas quentes, já apetecem os guisados, os assados e o calor do forno. Já comprámos – e comemos! – castanhas e as minhas mãos andam com vontade de fazer pão. O Outono que chegou trouxe noites frias e vontade de aconchego. Mas nós não nos rendemos. Não enquanto houver tomates coração de boi na praça, beringelas caseiras e pimentos quase quase a pedir sardinhas. Ainda é Verão nesses dias, ainda que só pelas cores, que o prato quer-se a fumegar, para aquecer as mãos que o seguram e o corpo a quem come.
Há uns meses voltei da praça com 5kg de tomates. Coração de boi, maduros quase a estourar. Durante uma tarde pelei dentes de alho, tantos que lhes perdi a conta. Escaldei os tomates, retirei-lhes a pele (as sementes não, que eu não gosto de desperdiçar nada). Refoguei o alho numa dose generosa de azeite e acrescentei-lhe os tomates cortados em pedaços e umas folhas de manjericão roxo, bem lavadas e rasgadas com as mãos. Uma pitada de sal, outra de açúcar. E ficou ali, a cozinhar e a encher a casa do cheiro que o Verão tem, durante horas em lume brando. No fim, mais manjericão rasgado, uma pitada de bicarbonato para contrapôr a acidez. E foi guardado em frascos esterilizados, fechados imediatamente para fazer vácuo. Rendeu 4 frascos. Gulosos, oferecemos apenas 1. E hoje, um mês depois, já não há molho para ninguém.
.
Gratinado de legumes
Ingredientes:
(2 pessoas)
- 1 beringela grande (ou 2 pequenas)
- ½ courgette
- 1 tomate grande
- 1 cebola média
- 1 pimento verde
- 100ml molho de tomate (caseiro, de preferência)
- folhas de manjericão
- 1 bola de mozzarela fresca
- azeite
- sal
Corte as beringelas em fatias finas, no sentido do comprimento. Ponha-as num escorredor, polvilhe com sal grosso e deixe repousar 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Num recipiente de forno, coloque uma colher de sopa de molho de tomate e espalhe bem, cobrindo o fundo. Faça então camadas sucessivas dos vários legumes cortados em fatias finas. A meio, mais umas colheres de molho de tomate e umas folhas rasgadas de manjericão. Repita o processo e no fim cubra a camada superficial com molho. Se o seu molho for muito espesso (o nosso era) regue o recipiente com um bocadinho de água – ajuda à cozedura dos legumes.
Leve ao forno até que os legumes estejam cozidos, mas não demasiado moles – teste com um garfo. O tempo vai depender da altura das suas camadas e da grossura dos legumes. Disponha a mozzarela por cima, cortada em rodelas, e regue com um minúsculo fio de azeite. Leve novamente ao forno, aumentando a temperatura, só para gratinar.
Sirva simples ou acompanhado de uma salada de folhas verdes.
.
Este prato, totalmente vegetariano, fez as delícias do meu marido, carnívoro convicto. Eu receei que ele não fosse gostar, mas ele gostou. E repetiu. É saudável e leve, perfeito para quem está de dieta. Para nós, que não somos muito fãs de queijo, estava excelente assim. Mas para quem preferir sabores mais fortes, pode usar antes um queijo de cabra suave a cobrir os legumes. Podem variar-se os legumes, acrescentar nozes ou amêndoas, fazer molho de cenoura em vez de tomate ou trocar o manjericão por tomilho. Vale tudo para manter o Outono lá fora e fazer de conta, só por um bocadinho, que ainda é Verão. Mesmo de mãos frias e meias de lã nos pés.
Que texto bem escrito e que receita deliciosa!…
É caso para dizer: engana-me que eu deixo!…
Babette
Esse gratinado já me servia para o jantar! Até “consigo” sentir o aroma…
Quanto ao molho de tomate, para combater a acidez, costumo usar uma pitada de açúcar, (assim como nas ervilhas).
Com um gratinado assim eu dispenso logo a carne 🙂
Eu tb me vou enganando enquanto houver tomate do bom!
Pensava que já tinha acabado o da horta, mas neste domingo é que foi: trouxe os últimos da casa dos meus pais…
Esta tua sugestão faz-se muito cá em casa. Sabe a Verão, mas aquece a alma. 🙂
Belíssimo post.
Beijinhos
Esta receita é deliciosa. Encheste-me de gula logo que a vi por aqui e não descansei enquanto não a fiz cá por casa. Acrescentei umas tirinhas fininhas de bacon e ficou fantástico. O maridão adorou e eu só penso em repetir:) agora só me apetece ler o blog desde o início e tirar muitas ideias!!
Parabéns pelas receitas e pela iniciativa do 4 por 6. Acho fantástica!
Beijos e venham mais receitas!**
E vou deixar a ligação para o post com as fotos já que foi daqui a inspiração:)
http://missblanchecerise.blogspot.com/2010/10/gratinado-de-legumes.html