Os livros cá em casa multiplicam-se. Crescem nos cantos, nas prateleiras, debaixo da cama. Escondem-se e amam-se e de livros fazem mais livros. Já não há espaço, empurram-se uns aos outros nas estantes, pegam-se e apertam-se e chateiam-se. Mas no dia em que deixarem de entrar livros cá em casa será sinal do fim do mundo.
Com os livros de cozinha o cenário não é diferente. Apaixono-me por eles, trago-os escondidos, acarinhados, como tesouros. Folheio-os e leio-os até estarmos cansados, eu e eles. Mas – que vergonha! – pouco uso lhes dou. Tenho livros de que nunca fiz uma só receita. Que nunca encheram mais pratos que os das fotografias e os da minha imaginação.
Com a falta de tempo é fácil esquecer o caminho para o blog. Os livros injustiçados serão o meu guia, o meu alento, o meu empurrão para a cozinha.
.
Stir fry de frango e manjericão
(do livro Everyday Food: Fresh Flavor Fast)
Ingredientes
(para 4 pessoas)
- 3 peitos de frango
- 1 colher sopa de amido de milho
- 4 colheres sopa de óleo vegetal
- 1 cebola grande
- 2 pimentos (1 verde, 1 vermelho)
- 6 dentes de alho
- ¼ medida de água
- 2 colheres sopa de vinagre de arroz
- 2 colheres sopa de molho de soja
- folhas de manjericão
Corte o frango em tiras compridas e seque-as muito bem entre folhas de papel absorvente. Envolva o frango no amido de milho, deixando-o bem recoberto.
Leve uma frigideira grande ao fogão, lume forte, com 2 colheres de sopa de óleo. Frite as tiras de frango, virando uma vez, até que estejam ligeiramente douradas. Retire da frigideira e reserve.
Limpe a frigideira com papel absorvente e leve novamente ao fogo. Aqueça o óleo restante e salteie rapidamente o pimento e a cebola, cortados em tiras, mexendo de vez em quando (3-4 minutos). Quando a cebola estiver a ficar dourada, acrescente o alho finamente picado e deixe fritar muito ligeiramente, até que esteja perfumado mas sem queimar (1 minuto).
Junte então a água, o vinagre de arroz, o molho de soja e o frango e mexa bem, para que o molho reduza, o frango e os legumes terminem de cozinhar e fique tudo bem envolvido.
No final, acrescente o manjericão rasgado com os dedos e sirva sobre arroz basmati, cozido apenas em água e sal.
A cozinha encheu-se de perfumes asiáticos e nós de fome. A preparação, rápida e simples, deu-nos um almoço leve e delicioso, num dia sem tempo a perder. O marido comeu, repetiu e elogiou – a tríade de um sucesso comprovado.
Os livros não guardaram rancor. Do esquecimento, saltaram prontos a mostrar que encantam não só ao serem folheados, mas se os levarmos à prática. Eu rendo-me, folheio-os mais uma e outra vez e escolho o meu próximo guia.
Parece-me ser uma receita para eu experimentar!
bj
Ai, Mari, tenho o mesmo problema em minha casa. A sorte é que os livros são pacíficos e não organizados. No dia em que eles resolverem se amotinar, estou perdida.
Adorei esse franguinho. Minha wok que vive encostada vai adorar prepará-lo 🙂
Beijos!
Quem me dera sofrer do mesmo mal 🙂 Não tenho eapaço físico para os livros mas não é por ter assim tantos, é por a casa ser pequena 🙂 Esta refeição tem um ar delicioso, gosto muito do agridoce do molho de soja nos legumes!
Esse frango parece delicioso, não vou deixar de anotar.
Padeço do mesmo mal….acotovelam-se por aqui. Fazem-me sentir remorsos quando não os folheo….enchem-se de ciúmes quando chega um livro novo! Adorei os aromas…acho que aindo os consigo sentir! Um beijinho
Este frango está com um aspecto divinal..uma receita a experimentar cá em casa, sem dúvida.
Adoro o teu blog, ainda bem que voltaste a fazer posts com alguma frequência. Convido-te a visitares o meu blog.
eu vou comprando um ou outroi livro ams por enquandto sem exagerros
sou amis exagerada nas revistas hehe
o frango eta um espectculo
adoro comidas com sabores da asia
beijinhos
Nossa: finalmente…!
Sabe, eu passava sempre por aqui, na esperança que vc tivesse voltado a nos escrever.
A ultima vez, que me lembre, foi em julho passado.
E estou contente em ter tentado, hoje de novo.
Amei estes rolos de canela!
Mas paro por aqui para poder continuar a ler os outros seus posts que faltam, ok?
Bom retorno!
Bjs!
Que delicia…
Bjs
Mariana,
Queria apenas deixar os meus parabéns pelo excelente blog e fantásticas receitas que nele apresenta. Hoje devorei-o de uma ponta à outra – e julgo que irei repetir.
Vou manter-me atenta 😉
Os livros são o nosso pecado, é só começar a folhear e a vontade de fazer este , aquele e mais aquele prato começa a surgir.
O prato ficou lindo. Adoro a Cozinha do Mundo!!
bjinhos
Rita
http://bembons.blogspot.com
Padecemos do mesmo mal! 🙂
Mas este tipo de prato é o ideal pra fazer qualquer estomago feliz.
Abs.
Frango com cara boa, vou fazer! E sobre a receita de bolo de chocolate do início, socorro! Sou brasileira e não faço ideia do que seja courgette.
Jô
Jô, courgette é abobrinha 🙂