com o almoço debaixo do braço
Outubro 13, 2011 por Mariana
Ando sem tempo – que espanto! Mas para não começar já a queixar-me, digo: ando sem tempo mas feliz. Quem corre por gosto também cansa, mas cansa com mais prazer. Há dias em que chego a casa e só tenho forças para me deixar cair no sofá. Nesses dias o jantar não existe. Há fruta, iogurtes, cereais e sopa cá em casa, sempre. E no fim de um dia desses, é mais do que suficiente.
Mas o tempo falta-me também ao almoço. E por isso aderi recentemente à velha arte da marmita. Não tem sido fácil de gerir. É sempre preciso fazer coisas transportáveis e que aguentem bem o dia seguinte. E fazer a mais, a contar com 3 refeições em vez das 2 habituais. Mas tem corrido bem. Além do tempo, espero que me ajude a fazer uma alimentação ainda mais saudável e, se não for pedir demasiado, a perder algum peso. Tanta responsabilidade numa só marmita!
.
Feijocas com molho de tomate e alho
(ligeiramente adaptado da revista Jamie, Janeiro 2011)
- 300g feijocas frescas ou secas demolhadas durante a noite
- 1 malagueta
- 4 dentes de alho, com a casca
- um punhado de salva seca
- 3 tomates
- 1 colher sopa de vinagre de cidra
- azeite
- sal
- coentros
Na panela de pressão, coloque as feijocas, os tomates inteiros, os dentes de alho e a salva. Cubra com água, acrescente uma pitada de sal, feche bem a panela e deixe ferver. Quando a panela começar a apitar, reduza o fogo para médio baixo e deixe cozinhar 1h. Desligue e deixe sair o vapor.
Quando todo o vapor tiver saído, abra a panela e escorra a água que tiver sobrado. Descarte a salva. Tire as sementes à malagueta, a pele aos tomates e a casca aos dentes de alho e coloque tudo no copo da varinha mágica. Acrescente o vinagre, azeite a gosto e triture bem. Prove e acerte o sal.
Numa panela, aqueça um fio de azeite. Acrescente os feijões e deixe saltear muito brevemente. Junte o molho de tomate triturado e deixe reduzir ligeiramente. Sirva polvilhado com coentros frescos picados.
.
Servi acompanhado com uma salada substancial, com legumes e nozes. Mas pode servir-se sobre arroz, branco ou integral, ou mesmo como acompanhamento de carnes.
Para a escola levei-as com um acompanhamento de legumes salteados e uma salada. Foram um almoço delicioso, porque aguentam lindamente o passeio e o aquecimento no microondas.
Gostar disto:
Gostar Carregando...
Relacionado
E também serve para poupar dinheiro. Só almoço no trabalho uma vez por semana, e nesse dia prefiro ir comer ao restaurante, onde há sempre um mimo bom para mim (hoje tagine de legumes com cus cus de limão), mas quando almoçava cá todos os dias, trazia comida de casa. Sempre são 5-7 euros que se poupam por refeição. E nos dias que correm… qualquer euro ajuda.
Adoro feijoca, e esta tem muito bom aspecto. Nham!
T., nós temos a cantina do hospital, que ajuda. 3,80€ por refeição completa é maravilha. Mas enche consideravelmente e se saímos 5 minutos mais tarde já não dá. Além disso, este semestre tenho aulas em 4 sítios diferentes. São perto uns dos outros, mas ainda implica uns 5-10min a pé. Com 1h de almoço fica curto.
Mas sim, para poupar é muito bom. E para a saúde também.
Pois, lembro-me dos tempos da cantinha da Universidade. Fica mais em conta, mas nem sempre é comida muito saudável. Também sou adepta da marmita. 😀
A nossa até é. E tem opção de carne, peixe, dieta e vegetariano. Mas pronto, nunca é a mesma coisa. E, modéstia à parte, eu cozinho melhor 🙂
Na minha também havia várias cantinas diferentes: prato único, vegetariano, grelhados e buffet. Eu preferia ir sempre ao buffet, pagava mais mas era melhor. Só que de qualquer maneira, comida de cantina nunca é tão boa quanto a nossa.
Faz 8 anos que sou adepta da marmita. Segue sempre comigo e tem sido uma ajuda de peso na poupança e em manter uma alimentação saudável, regularizando o peso. Depois de se criar o hábito de fazer comida a mais para levar no dia seguinte e de cozinhar coisas “transportáveis”, fica muito fácil. Claro que há dias em que o jantar não sobra, ou não dá para levar no dia seguinte porque se estragaria, mas isso também tem remédio: há sempre pão, hambúrgueres veggie e imensas outras opções para rapidamente colocar dentro do tupperware e levar para o almoço 🙂
Há já alguns anos que levo a comida, água, fruta e bolachas comigo para o dia todo. É uma boa forma de se controlar o que se come e, por vezes, comer melhor 🙂
Agora tornou-se mais fácil, mas no início era um pouco complicado ter de pensar sempre em refeições mais à frente para ter comida para os almoços.
Espero que te dês bem com esta nova mudança.
beijinhos
rita
Também somos adeptos da marmita, e olha que o meu viking já perdeu imenso peso! Sem dúvida uma forma muito mais saudável e até económica de se fazer uma refeição. Ando a procurar uma Bento Box, alguém usa?
bom fim-de-semana
Receita interessante e além de fácil, é acessível!
Eu não levo comida, pois tenho a sorte de trabalhar muito perto de casa e almoçar sempre em casa, mas a marmita tem que ficar pronta de um dia para o outro, e esta é uma excelente sugestão
Um beijinho e boa semana
Mari ficou muito linda essa sua marmita…muito me apeteceu… e sua descricao sobre os dias exaustivos…ai como me encaixei nela… beijo grande
Oi Mariana,
Sempre vinha aqui e nunca comentava.Agora que tenho um blog vejo como é importante essa interação.
Gosto muito de suas receitas e da forma como você escreve.
Bj e até a próxima,
Lylia
Olá! Descobri o teu blogue há uns dias e gostei bastante das receitas 😀
já fiz uns muffins de limão e adorei xD
É um blogue bastante apelativo, com imagens mesmo sugestivas e receitas que para além de serem completas a nível nutricional, devem ser mesmo boas!
Numa das tuas receitas, referiste que gostavas de noodles..há um blogue interessante que tem receitas boas! é o http://wanderingchopsticks.blogspot.com/2011/09/cha-gio-chay-vietnamese-vegetarian-egg.html#more e há também o blogue da Jaden Hair http://steamykitchen.com/! Espero que gostes hehe
Mais uma vez, parabéns pelo blog e continua a inovar :p
beijinhos
Sendo eu um comilão nato, estou admirado comigo próprio como é que ainda não conhecia este blog. Adorei este prato… estou a babar-me só de olhar. Parabéns pelo blog.