Dizem que a ausência aumenta os amores fortes e diminui os fracos. Não acreditando muito nisso, confesso a secreta esperança de ainda ter, desse lado, quem se lembre do Caos e por cá vá passando, na esperança de novas minhas. Quase cinco meses, caramba, que saudades!
Por cá vivemos um mundo novo, muito pouco feito de cozinha. Alimentamo-nos à pressa e quase mais por necessidade do que por prazer. Visitamos os velhos favoritos, fáceis e rápidos, feitos quase em piloto automático. E damos voltas a alguns, tornando-os mais nutritivos – como esta sopa, com quinoa para além das lentilhas. Esforçamo-nos por não saltar refeições, mas o pequeno revolucionador de corações gosta pouco de dormir e o cansaço vence-nos repetidamente. Lá chegaremos, nós e ele. E a cozinha regressará, que a vontade já anda à espreita.
.
Bolo de bacalhau
(inspirado neste da Laranjinha)
- 1 posta de bacalhau
- 100ml azeite
- 50 ml óleo
- 4 ovos
- 150ml buttermilk (150ml leite + 1 colher chá de vinagre branco)
- 250g farinha
- 1 colher chá de fermento em pó
- 12 azeitonas
- ½ pimento vermelho
- 1 molho pequeno de coentros, caules e folhas
- 1 colher chá de sal
Numa panela pequena, confite a posta de bacalhau no azeite, deixando-a cozinhar durante 10 minutos em lume baixo, sem ferver. Retire o bacalhau e deixe ambos arrefecer. Quando estiver frio, desfaça o bacalhau em lascas. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180º. Pincele uma forma de bolo inglês com óleo e reserve.
Pique o pimento em cubos pequenos e reserve. Separe os talos dos coentros das folhas e pique os talos finamente e as folhas grosseiramente. Descaroce as azeitonas e corte em pedaços. Misture o leite e o vinagre e deixe repousar 10 minutos, para fazer o buttermilk.
Num recipiente, misture a farinha, o fermento e o sal. Acrescente o bacalhau, o pimento, as azeitonas e os coentros. Num outro recipiente misture o azeite em que confitou o bacalhau, o óleo, o buttermilk e os ovos. Junte esta mistura aos ingredientes secos e envolva bem, sem bater. Transfira a massa para a forma pré-preparada e asse por 30-40 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
.
Este bolo é muito prático para aproveitar aquelas postas de bacalhau que acabam sozinhas no congelador – cá em casa acontece quase sempre. Em vez do pimento vermelho cru pode usar-se o assado, feito em casa ou de compra; era a minha ideia original, não concretizada por falta de ingredientes. É ideal para comer com uma mão enquanto a outra embala um bebé irrequieto ou, quando regressar o calor, para levar para um piquenique.
Realmente já estava com saudades de suas receitas! E principalmente, dos textos que escreves, sempre tão encantadores! De onde vem tanta inspiração, me pergunto? Meus parabéns pelo seu blog!!! A chegada de uma criança muda completamente a rotina da casa, não é mesmo? Mas conforme eles crescem, cozinhar é ainda mais divertido e prazeroso! Grande abraço!
Mas que bom aspecto!… Tens de fazer para um destes domingos — se o Gil estiver de acordo, claro. Mmmmmmmm!…
Um bebé é uma razão muito especial para se estar afastado 🙂 E com o passar dos anos, esses primeiros tempos com ele vão deixar muitas saudades!
Ainda bem que volta com novas receitas, porque quem gosta, continua a passar por aqui, sim!
Por coincidência, hoje postei os muffins arrebatadores de abóbora 😉
Beijinhos e felicidades nesta emocionante fase.
Claro que voltamos sempre!… Bela receitinha.
Beijinhos para si e bébé 🙂
Impossível esquecer o Caos! É um dos blogs que sigo desde muito antes de pensar sequer em ter o meu… E volta logo com um bolo salgado, que eu adoro! Que bom aspeto…
Beijinhos
Parabéns aos novos papás e ao pequenote que veio revolucionar o vosso mundo. Foi um regresso em grande, com este bolo de bacalhau com tão bom aspecto!
Um beijinho
Sofia
Welcome back, já tinha saudades 🙂 Bjinhos pra ti e td a família 😉
Que regresso delicioso! Bem vinda 🙂
Eu estou cá sempre à espera dos teus textos e receitas e histórias de que tanto gosto. A vida tem muitos ritmos por isso é rodopiar por eles e tudo vai fluindo.
Este bolo de bacalhau está perfeito para o regresso. Bj!
Só para que conste, por aqui continuamos à espreita 🙂
Eu também embora não comente Mariana.
Foi uma boa razão que te manteve afastada e festejo o teu regresso com coisas boas 😉
Beijo
Parabéns pelo bébé ! Já temia que não houvesse regresso, mas ainda bem que sim. Deste lado vou ter uma bébé dentro de pouco tempo e aguardo por muitas receitas deliciosas que me deixem embalá-la enquanto como 🙂 Obrigada!
Bem vinda de volta e com uma receita que eu adoro!
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html
Que bom que o Caos voltou à cozinha 😉
Vou ficar (ainda mais) atenta.
Beijinho
Teresa
Adorei o teu cantinho…já estou a segui-lo
Uma excelente receita, foi uma boa leitura, vou tentar replicar esta receita… obrigado.