Foi longo o primeiro ano do meu filho. Rico em descobertas, sorrisos e horas doces, pobre em sono e criatividade e tempo na cozinha. A entrada na fase da diversificação alimentar foi maravilhosa – o rapaz adora e devora todas as frutas, experimenta quase tudo o que lhe dou e, durante uns tempos, não houve nada de que não gostasse. Passou esta lua-de-mel, pois claro, todos eles se tornam esquisitinhos com o soar dos 12 meses, mais coisa menos coisa. Agora as sopas são um martírio, os legumes todos odiados e o peixe cozido, outrora adorado, nem o prova. Não desespero – o paladar educa-se e este não será excepção. Ao ritmo que ele ditar – felizmente não perdeu o bom hábito de provar tudo o que lhe ponho no prato, mesmo que seja para deitar fora mal toca na língua.
Já não sei de onde veio esta receita. Queria aumentar o nosso consumo de peixe, encontrar novos sabores que nos fizessem felizes, que o desgosto pelo peixe cozido é transgeracional cá por casa. Já a fiz tantas vezes e já a modifiquei tanto que acho que se tornou uma coisa nova, nossa. Há uns meses era o peixe favorito dos meus homens. Tenho esperança que o pequeno se volte a render, um dia.
.
Robalo com sabores asiáticos
para 2 pessoas
peixe
- 2 robalos escalados, sem a espinha central
- 2 colheres sopa de óleo
- sal
molho
- 1 malagueta cortada em rodelas finas
- 4 dentes de alho em lâminas finas
- 3cm de gengibre em palitos finos
- 2 cebolinhas em rodelas finas
- coentros picados
- 2 colheres sopa de molho de soja
Seque bem o peixe, entre folhas de papel de cozinha. Tempere cada um dos lados com sal. Aqueça o óleo numa frigideira e quando estiver bem quente coloque o peixe com a pele para baixo; frite esse lado durante 4-5 minutos. Vire com ajuda de uma espátula e cozinhe o outro lado por mais 1 minuto. Retire e reserve.
Na mesma frigideira, e aproveitando o óleo em que fritou o peixe, frite a malagueta, o alho, o gengibre e a cebolinha rapidamente e em lume bem quente, tendo cuidado para não queimar. Retire para uma tigela, acrescente o molho de soja e misture bem. Acrescente os coentros picados. Sirva sobre o peixe, acompanhado de arroz basmati cozido em água aromatizada com uma rodela de gengibre.
Esta receita é fácil e rápida – tudo requisitos importantes para quando há uma criança pequena em casa. Já a fiz sem a malagueta, usando como base uma pasta de malagueta e alho que compro no supermercado asiático. Já a fiz sem cebolinha e com mais coentros, quando não há cebolinhas no mercado. Já a fiz com dourada em vez de robalo. É versátil e muito, muito saborosa e presença frequente no menu cá de casa.
Faço um peixe parecido… Muito bom!
Beijinhos e felicidades para o seu bébé =)
Fará muita diferença se em vez de se utilizar óleo se use azeite na fritura dos vários alimentos?
O azeite tem um sabor mais forte que o óleo, que poderá alterar o sabor final do prato. Além disso, o azeite é menos resistente às altas temperaturas, sendo por isso menos indicado para frituras. O ideal será um óleo neutro, que aguente elevadas temperaturas.
Obrigado pela explicação, Mariana 🙂
se eu fizer com tilápia será que também fica bom?
nao sou muito chegada em robalo, mas a receita parece ótima!